A competitividade global está levando as empresas a buscar novas formas de ampliar a eficiência e a qualidade dos produtos. Incorporar aos processos industriais soluções com base nas tecnologias de IoT (Internet das Coisas) é uma forma de alcançar esse objetivo.
Tanto para o diagnóstico quanto para a análise de desempenho, a forma convencional de monitorar a produção exige medições de certos equipamentos ou processos – atenção – um a um. Geralmente esse esforço representa trabalho intensivo, por vezes impreciso e eventualmente perigoso, mas invariavelmente caro e demorado.
Solução de IoT
Operando lado a lado com o software SCOUT™, os novos sensores SensoNODE™ da Parker formam uma solução de IoT que traz recursos avançados de monitoramento. Os resultados: paradas de máquina e custos de manutenção reduzidos, eficiência da produção ampliada.
Esse monitoramento avançado substitui com vantagens o lento processo de caminhar de máquina em máquina, conferindo manualmente instrumentos e tomando notas, para depois interpretar todos aqueles números.
Plataforma virtual
No centro da solução composta pelos sensores SensoNODE Gold mais software SCOUT está a filosofia da fábrica digital. Este conjunto utiliza a já comprovada capacidade de diagnóstico e monitoramento dos sensores SensoNODE Blue e do software para dispositivos móveis SCOUT, agora em nuvem.
Local ou global
Se por um lado os sensores SensoNODE Blue são excelentes para aplicações que exigem monitoramento de processos com diagnósticos locais wireless (sem fio) para manutenção preditiva, a linha SensoNODE Gold permite monitoramento contínuo acessando dados críticos por meio de dispositivos móveis de qualquer lugar em que haja sinal de internet disponível.
Com o sistema SensoNODE Gold, os usuários têm todas as informações que obteriam dos sensores SensoNODE Blue – porém com acesso a esses dados pela nuvem, 24 horas por dia e sete dias por semana. Ou seja, mesmo que estejam em uma reunião a milhares de quilômetros da fábrica, eles poderão acessar dados sobre os equipamentos da fábrica em tempo real.
Enquanto alguns sistemas de diagnóstico apenas avaliam a performance dos ativos ou então monitoram as operações em tempo real, o sistema SensoNODE consegue cumprir essas duas tarefas simultaneamente.
Essa tecnologia Parker dispensa cabeamento, fonte externa de energia e fornece informações sobre as condições do processo (pressão, temperatura, umidade, fluxo e corrente), bem como alertas sobre problemas potenciais, entre várias outras funções de gerenciamento e controle. Atualmente o produto está em processo de homologação na ANATEL.
fonte: Parker Brasil