O O’Ring é o tipo de vedação mais comum utilizado principalmente em aplicações com vedações estacionárias.
Diariamente, são fabricados bilhões de O’Rings em todo o mundo para aplicações no ar, terra, mar e até mesmo no espaço.
Em termos de desenvolvimento humano, em coisas da mecânica, o O’Ring é um desenvolvimento relativamente recente. Em meados do século XVIII, O’Rings de ferro fundido foram usados como vedantes em cilindros a vapor. Mais tarde, no mesmo século, foi patenteado o uso de um O’Ring resiliente em uma torneira. Neste caso, foi especificado um canal excepcionalmente longo, fazendo o O’Ring rolar durante o movimento entre as partes.
O desenvolvimento do O’Ring como nós o conhecemos hoje, foi feito por Dane Niels A. Christiansen (1865-1952), que emigrou para os EUA, ele é considerado o inventor do O’Ring . Em 1896 ele fundou uma empresa para fabricação de sistemas de freio e aperfeiçoou a utilização do O’Ring, com patentes protegendo mais de 200 invenções.
Para seu “anel elastomérico circular” ele arquivou uma patente especial em 1937, que foi destacada a ele dois anos mais tarde.
Os O’Rings de borracha
O descobrimento da borracha nitrílica sintética (Buna-N) foi uma importante contribuição para o desenvolvimento posterior dos O’Rings. Por volta de 1940, tornou-se urgente a necessidade de uma produção maciça para atender o esforço de guerra, o que demandava estandardização, economia e melhoramentos nos produtos e métodos de produção. Em 1940, Christiansen apresentou sua invenção para os fabricantes de aviões americanos durante a 2ª. Guerra Mundial.
Deparando-se com o desafio de vedar pressões acima de 100 bar, foram levantadas dúvidas sobre este simples elemento de vedação. Por fim, entretanto, eles concordaram em testar O’Rings no cilindro do trem de pouso do avião Northrop A-17.
Os resultados convenceram os céticos e em 1942 a indústria aeroespacial adotou os O’Rings como uma peça padrão em suas especificações industriais.
E.L.Carlotta, químico chefe da então Parker Appliance Co., desenvolveu um material de baixo alongamento e que não endurecia para os combustíveis de avião. Em 1949, isto levou à especificação da aviação das normas 45 007 (hoje MIL-P-55 15 B) e o 934 (hoje MS 29 512 e 513).O Governo dos EUA comprou a patente de Christiansen e liberou para uso geral somente em 1953. O anel com a geometria perfeita tornou-se um elemento de vedação indispensável em quaisquer máquinas e equipamentos hidráulicos, equipamentos agrícolas, acessórios em veículos de passageiros, bombas, válvulas e muitos outros dispositivos.
Versatilidade e Competência
O anel O’Ring é a vedação mais adaptável da história devido a sua simplicidade, fácil instalação e espaços compactos para aplicação. É facilmente aplicado em vedações estáticas ou dinâmicas nas mais variadas temperaturas, de acordo com os materiais elastoméricos ou compostos utilizados. O sucesso de sua utilização depende das dimensões apropriadas dos alojamentos e seleção correta do composto.
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Fonte: Marketing Seals | Jun/08