Fornecedora global de motores e equipamentos navais, a Wärtsilä Brasil escolheu a Parker para desenvolver o sistema hidráulico que aciona um componente vital de um de seus principais equipamentos. Conhecido como thruster, o propulsor responderá pela movimentação e posicionamento dinâmico de navios-sondas de perfuração que estão sendo construídos para ser empregados em breve nos campos do pré-sal.
As Unidades Hidráulicas de Força (HPUs) projetadas pela Parker fornecem a força necessária para a perfeita movimentação dos thrusters, além de manter a embarcação estável em alto-mar. Esta é uma condição indispensável para o bom funcionamento das sondas, pois qualquer oscilação durante a perfuração pode comprometer os resultados do processo.
“A integração entre as engenharias da Parker Holanda e Brasil e o gerenciamento do projeto próximo ao cliente fizeram com que a transferência de tecnologia fosse realizada com sucesso”, relata Gustavo Meneghello, gerente de Unidade de Negócios da Parker. “A troca de experiências entre as equipes na Europa e no Brasil foi fundamental para o bom resultado do trabalho”, observa.
Solução Integrada
Desenvolvido no Brasil pela Divisão Hidráulica da Parker, o projeto integrou componentes como bombas hidráulicas, conexões, tubos, sensores, reservatórios, motor elétrico e trocador de calor.
A Parker também forneceu painéis pneumáticos, painéis elétricos e os LubOils, sistemas que lubrificam automaticamente os eixos do thruster e foram instalados no sistema de propulsão Wärtsilä.
Como o equipamento opera em contato com a água do mar, ele recebeu também um sistema de filtração para preservar o óleo hidráulico de eventual contaminação que comprometeria seu funcionamento.
Conteúdo Local
“A grande vantagem é ter o conteúdo local que precisamos para nossos projetos”, afirma o engenheiro de Desenvolvimento de Fornecedores da Wärtsilä, Marcos Rosalem. “Conseguimos nacionalizar a solução com redução de custos, e isso nos possibilitou atingir o conteúdo local exigido para projetos navais no País”, avalia.
Os equipamentos integrados com as tecnologias Parker equiparão sondas dos estaleiros Jurong e Ecovix. Cada embarcação receberá seis HPUs e seis sistemas LubOil. Três conjuntos fabricados no Brasil já foram enviados aos estaleiros internacionais, e um quarto será fornecido nas próximas semanas.
Presença em mares brasileiros
De origem finlandesa, a Wärtsilä atua no Brasil desde 1990 fornecendo motores principais e auxiliares, conjuntos geradores e serviços de propulsão para embarcações e aplicações offshore, além de equipamentos para usinas de energia. Na área naval, a Wärtsilä Brasil tem base instalada com capacidade superior a 800 MW em mais de 200 navios e embarcações.
Nos últimos anos, a empresa tem participado de diversos contratos para a construção de plataformas de perfuração e fornecimento de sistemas de bombeamento, motores e propulsores para a indústria de petróleo e gás.